quinta-feira, 6 de maio de 2010

02/05/2010 - Maratona de São Paulo




Olá pessoal, depois um uma tenebrosa ausência, aqui estou.
Bem esse ano até o presente momento está sendo complicado para mim em matéria de comprometimento com os treinos e provas, estou passando por momentos tumultuados tanto no aspecto familiar como no profissional.
Esse ano eu tinha em mente correr a Maratona de Porto Alegre, até comecei a treinar para ela, mais aí aconteceu os primeiros complicadores, depois resolvi que iria correr novamente a Maratona de São Paulo devido a logística ser bem mais fácil, mais aí novamente não consegui seguir o treinamento pretendido, sendo assim eu resolvi pelo menos correr a prova de 25Km da Maratona de São Paulo, sem contar que deixei de correr a Meia Maratona de Santo André como havia comentado aqui mesmo por motivos familiares, como vocês podem ver, para mim está tudo um pouco complicado.
Na semana que antecedeu a Maratona de São Paulo eu consegui treinar apenas em um dia tendo rodado 12Km, mais mesmo assim lá fui eu para fazer a prova de 25Km.
Bem a prova de São Paulo é uma festa, muita gente fantasiada querendo aparecer na Rede Globo.
Segundo a organização a prova teve 20.000 inscritos, mais apenas 3.000 iriam correr os 42Km, esse motivo já é de conhecimento de todos, largada as 9:00 horas com o sol já a pino espanta muito maratonistas.
A prova poderia ser bem melhor aceita de o horário fosse alterado, e eu estava no meio da muvuca da largada para completar o percurso de 25Km.
E lá fui eu em um ritmo moderado primeiro por ter a consciência de não ter treinado o suficiente e outro motivo era o calor que já dava sinais do que seria essa prova.
O abastecimento de água durante os 25Km foram excelentes com água gelada em todos os postos e um posto de Gatorade para matar a sede de todos, eu fechei os 10Km em 00:52:15, um tempo excelente e segui no ritmo, mais não ter fórmula mágica e a falta de treinos iria se mostrar para mim e foi isso o que aconteceu por volta do 17Km, as pernas começaram a pesar e o ritmo começou a cair, em um posto de abastecimento fui obrigado a caminhar uns 30 metros para aliviar o peso que eu estava sentindo nas pernas, o calor já estava forte o que era um complicador ainda maior.
Passei a marca da meia com o tempo de 1:55:16, faltava apenas 4Km, mais eles seriam bem longos e foi isso que aconteceu, pois para percorrer a distância que faltava foram mais 30 minutos aproximadamente e acabei fechando os 25Km com o tempo de 2:25:17.
Muitos corredores que iriam completar os 42km pararam nos 25Km alegando um desgaste muito grande devido ao calor, a prova de São Paulo é cruel nesse aspecto, nem mesmo as alterações que foram feitas no percurso para aliviar um pouco a dureza da prova foi o suficiente para esses corredores que pararam nos 25Km.
Bem pessoal essa foi a minha participação nessa prova, espero poder no ano que vem fazer o que estava planejado inicialmente para esse ano com relação a correr mais uma prova de 42Km.
Minha próxima prova será os 10Km da Tribuna em Santos no dia 16 próxima, essa prova é muito gostosa de participar, já completei a mesma no ano de 2007, trarei notícias da prova.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.