quinta-feira, 20 de maio de 2010

16/05/2010 - 10Km Tribuna FM (Santos)


Olá pessoal, aconteceu no último domingo uma das provas de rua mais tradicionais do Brasil, aconteceu em na cidade de Santos a 25ª edição dos 10Km Tribuna FM.
Essa prova na minha opinião, depois da prova de São Silvestre, é a segunda prova mais festiva do Brasil, são inúmeras academias da região com os seus alunos, muitos corredores fantasiados e com uma alta participação popular durante todo o percurso.
O percurso é totalmente plano e ótima para se fazer tempos bons, claro que isso depende muito da temperatura no dia, pois sendo uma cidade litorânea, a umidade e o calor as vezes é o maior vilão dos corredores.
Eu participei pela primeira e única vez dessa prova no ano de 2007 e nos últimos anos como estava treinando para a Maratona de São Paulo, essa prova acabava sendo deixada para outra oportunidade e como esse ano a maratona aconteceu no mês de Maio e também nesse ano eu não participei dos 42Km de São Paulo, eu resolvi voltar para a prova de Santos.
Eu fui para Santos no sábado a tarde junto com a família pois eu resolvi passar um fim de semana aliando corrida e lazer com a família, cheguei em Santos por volta das 15:00 horas e fui retirar o meu kit na feira da prova, tudo isso muito rápido e depois fui me hospedar no Hotel Atlântico que não por acaso é localizado em frente ao pórtico de chegada da prova em plena Praia do Gonzaga, sendo assim eu tive uma visão privilegiada de toda a montagem da chegada da prova.
Abaixo algumas fotos tiradas da janela ho hotel.








No domingo o dia amanheceu muito bonito e com uma temperatura amena e fui para a largada que é dada no centro histórico de Santos, em frente ao prédio da Tribuna, nesse ano as inscrições foram limitadas em 15.000 pessoas e no prazo de 10 dias todas as inscrições se esgotaram, então imaginem uma festa multicoloridas com 15.000 pessoas, apesar de enorme número de corredores, tudo foi muito organizado com baias organizando a elite, os corredores rápidos, os médios e os caminhantes.
A largada geral foi dada as 8:45 horas e lá fui eu no meio da muvuca, apesar do enorme número de corredores, essa largada é tranqüila e logo a gente consegue desenvolver o nosso ritmo pretendido devido as ruas serem bem largas, o que facilita a dispersão dos corredores.
Bem, no meu caso eu resolvi imprimir um ritmo forte para tentar fazer um tempo bom, por ser um percurso plano o ritmo forte é o que mais se vê entre os corredores mais preparados.
Durante o percurso é aquela festa enorme com a população prestigiando e aplaudindo os corredores, o abastecimento de água foi perfeito com água gelada em todos os postos e tivemos duas bandas tocando durante o percurso.
Como disse, eu tentei imprimir um ritmo forte durante todo o percurso e assim fui até o 6Km aonde o cansaço apareceu, mais acabei respirando fundo e com o incentivo muito bonito da população eu segui em frente durante o resto do percurso e acabei fechando com o tempo de 00:49:58, esse tempo não foi melhor do que a minha primeiro participação que foi 00:45:59, mais mesmo assim fiquei muito feliz com esse tempo.
Depois foi só ir para o hotel e curtir o resto do dia com a família na praia e passar um dia lindo e maravilhoso.
Para que puder participar dessa prova, eu recomendo, uma prova muito bem organizada, bonita e com uma energia maravilhosa e se tudo der certo, estarei novamente na largada dela no próximo ano.
Bem a minha próxima prova é os 25Km da Corpore que irá aconteceu no próximo dia 30 e claro trarei notícias sobre ela.
É isso aí pessoal, um grande abraço, bons treinos e boas provas.