segunda-feira, 14 de setembro de 2009

13/09/2009 – Volta da Penha


Olá pessoal aconteceu neste último domingo a 79ª edição da Volta da Penha, essa prova é a segunda corrida de rua mais antiga do Brasil, perdendo apenas para a famosa e internacional Corrida de São Silvestre.
Outro detalhe muito importante é que essas 79 edições aconteceram de formas ininterruptas, ou seja, desde a primeira edição todos os anos a prova acontece nas ruas e avenidas desse tradicional bairro da capital paulista, o bairro da Penha, a prova também faz parte das comemorações de aniversário do bairro.
Desde que eu ingressei no mundo das corridas, essa é a minha prova imperdível, primeiro por ser morador da região e segundo, essa prova para mim tem um diferencial que ainda não consegui descobrir, em todas as edições que participei, esse ano foi a minha quarta participação consecutiva, eu sempre tenho um ótimo desempenho.
Bem vamos a prova, ela é uma prova até certo ponto modesta, com algo em torno de 1.500 corredores inscritos, com uma organização também modesta e que as vezes para alguns corredores isso soa como desorganização, mais não vejo assim.
A largada aconteceu em dois tempos, as 8:05 largaram as mulheres e as 8:10 aproximadamente largaram os homens, o domingo amanheceu muito bonito, com um sol esplendoroso, mais já passava na cabeça de todas que aquele sol para se correr 10Km não era muito bom, mais ainda sim lá fomos nós para a prova, eu pela quarta vez consecutiva estava no meio daquela muvuca toda, esperando repetir o meu desempenho nas edições anteriores, afinal o percurso ajuda um pouco.
Logo após a largada corremos aproximadamente uns 600 metros e já damos de cara com uma ladeira enorme, aproximadamente 1Km de subida que faz com que muitos fiquem ofegantes, depois dessa recepção temos o percurso praticamente plano e eu como sempre nas minhas últimas provas vou a um ritmo confortável para que eu tenha gás no final, mais por volta do 3Km sinto que estou bem e que tenho condições de puxar um pouco mais, olha a mística da prova acontecendo novamente comigo, e foi isso que fiz, comecei a ir um pouco mais forte, mais sempre pensando em chegar bem.
O percurso vai plano até o 7Km quando chega o momento da outra subida que existe, é um viaduto que devemos cruzar e nesse momento eu respiro fundo e falo comigo mesmo, esse é o meu teste, se subir esse viaduto numa boa vou chegar bem, e assim foi, acabei de subir o viaduto super bem e nesse momento já no 8Km sei que irei fazer o meu melhor tempo desse ano, mais ainda sim não olho o cronômetro para não criar falsas expectativas.
Chego ao 9Km e sempre nesse momento eu chego bem cansado a já imaginando a chegada, mais dessa vez eu cheguei inteiro e ainda imprimindo um bom ritmo, a corrida termina na pista de atletismo do Clube Esportivo da Penha e entro no clube super bem, dou a volta na pista e fecho a minha prova com 48:38, meu melhor tempo do ano para a distância, novamente essa prova provou ter um diferencial para mim e é por essas e outras que essa é a minha prova preferida.
E a sensação que você fez uma prova boa e principalmente que chegou inteiro é muito gratificante, claro que isso se deve também a minha dedicação novamente aos treinos, mais ainda sim foi muito bom.
Bem pessoal é isso aí, um grande abraço a todos, bons treinos e boas provas.

Nenhum comentário: