domingo, 12 de setembro de 2010

12/09/2010 - Volta da Penha


Olá pessoal, hoje participei da tradicional Volta da Penha, este ano a prova completou a sua edição 80, e essa marca é ininterrupta, ou seja, 8o anos sem falhar nenhum ano desde 1930.
Essa foi a minha quinta participação nesta prova, desde 2006 eu participo dessa prova que para mim é maravilhosa, primeiro pelo fato de ser bem próximo da minha casa e também é porque nessa prova é que eu consegui o meu recorde na distância de 10Km, por esse motivo não deixo nunca de participar dela.
Bem vamos a prova, a largada que acontece em frente ao Clube Esportivo da Penha deveria acontecer as 8:00 horas, mais em virutude do comparecimento de alguns político no momento da largada (eles gostam de aparecer nesses momentos de eleições) e isso fez a largada atrasou um pouco, o que convenhamos é um desrespeito para nós corredores, mais no momento que foi dada a largada, tudo isso é esquecido.
Eu tenho um hábito de não me aquecer antes das provas, eu simplesmente vou e começo a correr, por este motivo e nessa prova específica, a largada é muito forte, a menos de 500 metros depois de largarmos existe uma subida muito forte que faz com que a respiração fique bem ofegante, mais depois e uma grande descida e depois pé em baixo pois o percurso fica todo plano e passar por várias ruas e avenidas desse bairro da zona leste de São Paulo.
No meio dessa grande subida depois da largada, as pernas ficaram pesadas pois estavam frias, e isso faz com que a gente não imprima um ritmo forte com medo de quebrar no meio do percurso.
Depois que o percurso ficou plano e a respiração entrou nos eixo a minha prova fluiu mais fácil, a marca dos 5Km eu passei com 25:00 gravados e estava me sentindo bem.
O resto do percurso foi apenas administrar para fechar bem a prova, a chegada acontece na pista de atletismo do Clube Esportivo da Penha, que acaba tendo um charme todo especial, pelo menos para mim, da a sensação da chegada da maratona olímpica em pelo estádio olímpico, é um pouco demais, mais é bem legal.
Este ano eu não consegui fazer um tempo maravilhoso como nos anos anteriores, até porque eu não tenho conseguido ter uma sequência nos meus treinamentos, mais mesmo assim foi um ótimo tempo, fechei a minha prova com o tempo de 50:08 e fiquei muito feliz com esse tempo.
Bem pessoal essa foi a minha prova, agora só irei correr em um prova nos 9Km do Shopping Aricanduva no dia 17/10, essa prova então é muito especial, praticamente é no quintal da minha casa, é muito legal para mim.
É isso aí, um grande abraço a todos, bons treinos e boas provas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola renato, tb participei da volta da penha.foi minha 1 vez e gostei bastante,como comecei a correr a apenas 6 provas estou correndo apenas os 5 km, quem sabe no proximo ano nao estarei pelo menos perto dos seus 50mn.estarei no aricanduva estreando nos 9 km vamos ver como vai ser .boa prova

FREE ATLETA disse...

Boa guerreiro, parabéns !!!! Bons treinos

Jorge Cerqueira disse...

Grande Renato meu amigo quanto tempo hein, pois a corrida cresceu e os blogs também cresceram muito e fica impossivel de visitar todos ao mesmo tempo com o pouco tempo que tenho para tudo isso eu vou lendo e aos poucos vou comentando parabéns por mais uma bela prova no curriculo continue assim mantendo o foco. Pois ontem eu estive ai no feriado competindo na prova Santos Dumont. Esta medalha da volta da penha é muito linda.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com