terça-feira, 21 de junho de 2011

Maratona de São Paulo - 19/06/2011


Olá pessoal, aqui estou depois de já refeito da Maratona de São Paulo.

A todos que nos últimos meses acompanharam a minha narrativa sobre a minha preparação para completar os 42km dessa prova.

Depois de toda a minha preparação eu tinha proposto de correr a prova em um ritmo 6 min/km o que daria algo em torno de 4 horas e 15 minutos de prova.

Apesar desse planejamento de término da prova, o que eu mais queria era concluir a prova bem, pois em 2008 e 2009 eu completei a prova mais com muito sofrimento, com muitas dores e muitas caimbrãs, então eu queria sim fazer a prova no tempo proposto mais também de uma forma sem sofrimentos.

Agora vamos a prova, bem a largada estava prevista para as 8:25 horas, mais para variar, a Yescom novamente não respeitou os corredores e a largada foi dada as 8:50 horas, um horror para uma prova longa e que já dava mostra que teria um dia com sol forte.

Dada a largada fui tentando me manter no meu ritmo proposto e assim segui bem, passei bem os 10km e dentro do previsto, a marca da meia maratona passei com o tempo de 2:10:00, ou seja, 10 minutos acima do tempo, mais estava me sentindo bem.

Chegou na marca dos 30km já sentindo o cansaço e o calor que estava forte mais ainda sim estava administrável, no 35km a minha amada esposa estava a minha espera de bike e com uma coca-cola bem gelada mais para aquele animo e incentivo, nessa hora eu resolvi caminhar um pouco para respirar e revigorar as minhas forças.

Sigo em frente mais claro que não mais no ritmo previsto, mais nessa altura você só quer acabar logo tudo aquilo, minha esposa me acompanha de bike com um grande incentivo, nessa hora vem a parte mais difícil da prova, os dois últimos túneis, um no 38km e outro no 40km, para descer não teve problemas, agora para subir foi barra, os meus joelhos começaram a querem endurecer e fiquei com medo das temíveis caimbrãs, mais diminuo um pouco mais o ritmo, jogo água gelada nos joelhos e sigo em frente.

Nesse momento já estou próximo da chegada, mantenho o ritmo, vejo a minha filha na arquibancada gritando e chego agradecendo a Deus pela vida e pela oportunidade de estar realizando mais uma prova.

Finalizo a prova com o tempo de 4:47:31 com um ritmo médio de 6:50 min/km, claro que não foi o tempo previsto, mais terminei a minha prova muito feliz porque estava inteiro, sem dores, apenas cansado do esforço, muito diferente das outras duas vezes.


Essa foto é por volta do 32km



A minha conclusão sobre a prova:

- Percurso: Bom, na maioria plano, apenas nos 5km finais com os túneis aonde o cansaço é grande fica tudo muito difícil.

- Hidratação: Boa, agua gelada em quase todo percurso.

- Horário da Prova: Horrível, deveria ser bem cedo para que os corredores não sofram com o calor, mais a Globo está pouco ligando para a grande massa de corredores.


Bem pessoal, é isso aí, aconselho a todos que um dia tente completar uma maratona, é uma sensação maravilhosa cruzar aquela linha de chegada, é uma lição que você leva para a sua vida.

Agora vou curtir um breve descanso com a família e a minha próxima prova agora só em 30/07 na Meia Maratona de São Bernando do Campo.

Um grande abraço a todos, bons treinos e boas provas.


3 comentários:

irmascordeiro disse...

Parabéns!!! E seu tempo foi show demais! Um abração!!!Mariana

Samyra Torquilho - samyra@zarabatanadigital.com.br disse...

Olá, Renato. Através de qual e-mail posso entrar em contato com vc? Att.

Mandie disse...

Hi, Nice post, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back.

Thanks!

Mandie Hayes
mandie.hayes10@gmail.com