terça-feira, 2 de junho de 2009

31/06/2009 – Maratona Internacional de São Paulo

Olá pessoal, aqui estou para contar sobre a minha participação na 15ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, essa edição teve a prova tradicional de 42K, a de 10K e neste ano a prova de 5K não teve, mais em seu lugar teve a distância de 25K.
Todas as distâncias largaram do mesmo ponto, ou seja, da Ponte Estaiada na Av. Jornalista Roberto Marinho, sendo que as provas de 10K e a de 42K, terminavam como é tradicionalmente no Parque do Ibirapuera e já a prova de 25K terminava dentro da USP.
O dia amanheceu um pouco nublado que para todos os corredores era um bom sinal, a largada foi sendo feita por etapas, primeiro foi os atletas com deficiência, após foi a vez da elite feminina da maratona e as 8:58 horas foi dada a largada para a elite masculina da maratona e para todas as demais distâncias.
E lá estava eu no meio da muvuca dos que iriam correr os 42.195 metros da maratona, apesar de ter consciência de não ter feito uma preparação adequada para a prova eu tinha uma certa confiança de ir bem na prova, pois há uma semana atrás tinha participado da prova de 25K da Corpore e tive um desempenho para mim excelente, além de ter terminado a prova inteira, sem nenhum comprometimento.
Sendo assim, apesar de ter a consciência que o tempo era o que menos importava para mim, mais no fundo todo mundo traça como meta, um tempo em que quer terminar determinada prova e eu não fui diferente, tinha traçado para mim um tempo entre 4:30 horas e 4:50 horas, que para mim seria excelente e sendo assim lá fui eu tentando me controlar tanto no ritmo como no emocional, pois eu estava um pouco nervoso em virtude de saber que a minha esposa e a minha filha estava me esperando na chegada, e no caso da minha filha, seria a primeira vez que ela estaria me esperando ao término de uma prova e na minha cabeça eu não poderia decepciona-la.
O grande inconveniente da Maratona de São Paulo é que os organizadores colocam os corredores de 25K e 10K para largarem depois do pelotão que irá correr a maratona, então pessoal vocês conseguem imaginar como esse pessoal que irá fazer uma distância bem mais curta vem atropelando o pessoal que irá fazer os 42K, fica difícil ter que aturar os empurrões e as cotoveladas desse pessoal.
Com relação a mim, fui tentando segurar o ritmo e indo, fechei os 10K em 58 minutos, um tempo um pouco alto para quem tem ainda mais 32K pela frente, e fui seguindo em frente e já nos 21K eu passei com 2:02:32 e estava bem e sentindo que iria conseguir fechar no tempo pretendido.
No 21K o percurso já se encontra dentro da USP e só quem correu essa prova sabe como é horrível quando se entra na USP, um percurso cheio de vai e volta e uma grande monotonia, apenas em alguns momentos existe o apoio das equipes, mais fora isso é você e a sua cabeça.
E é exatamente nessa hora que o corpo começa a sentir e a dar sinais de cansaço e fraqueza e com esse estado de cansaço e fraqueza eu chego no 30K com 3:18 horas e penso, falta apenas 12K, eu acredito que dá para chegar no tempo previsto e lá fui eu.
Mais devido as enormes câimbras que eu senti na prova do ano passado eu estava com receio que as mesmas aparecessem e em muitos para que isso não acontecesse comecei a andar em alguns momentos da prova para que eu pudesse respirar e aliviar a musculatura da perna, eu andava de forma rápida, mais estava andando.
No 36K as temíveis câimbras começam a querer aparecer no joelho direito e na coxa esquerda, paro de correr e caminho e vou nesse ritmo, quando sentia alivio na musculatura e corria e quando sentia que ela iria começar a se contrai, eu caminhava.
Nessa altura eu já estava no 38K com o meu relógio marcando 4:23 horas, e pensei imaginei que ainda dava para terminar no tempo previsto, afinal era só 4K que faltava, mais aí as pernas não quiseram me ajudar e as ameaças de câimbras se tornaram constantes, não chegava a vir com uma intensidade forte, mais elas se faziam presentes para que eu não esquecesse que se tentasse ir mais forte, elas iriam chegar para valer.
Nesse momento sinto que a minha previsão não será cumprida, mais ainda tenho que dar o orgulho da minha filha me ver chegando no final correndo e chego no 41K, nessa hora recebo o apoio de um membro da minha equipe, a Playteam , o Miro veio me buscar nessa altura do percurso e me disse que tinha vindo me buscar por um pedido da minha filha, nesse momento as pernas parecem que resolveram me ajudar e segui firme para concluir a prova, a pouco mais de 500 metros da chegada vejo a minha esposa e a minha filhas, elas tentam correr comigo mais a minha filha não agüenta, foi muito emoção para mim e com esse sentimento grande de orgulho para a minha família eu fecho a prova com 5:04:58, não foi o tempo que eu pretendia, mais ainda sim foi melhor que o tempo do ano passado e principalmente, acabei sem câimbras e de certa forma bem.
Depois foi só respirar fundo, receber a minha medalha e dar um grande abraço e muitos beijos na minha esposa e na minha filha.
Como disse pessoal, a gente parte para uma prova com certas expectativas, mais as vezes somos traídos por certos acontecimentos, mais ainda sim fico muito feliz com a minha prova e ainda mais por ter conseguido chegar até a linha de chegada, afinal como a temperatura durante a prova esteve entre 22 e 23 graus, muitos foram os atletas que ficaram pelo caminho com câimbras ou por problemas dos mais diversos, sendo assim fico feliz com a minha participação nessa 15ª Maratona Internacional de São Paulo e quero agradecer a todos as pessoas que me desejaram uma boa prova, agradeço de coração a todos.
Abaixo segue algumas fotos:


Fazendo o possível para buscar concentração no percurso



Mesmo cansado e tentando sair bem na foto



Reta final para a chegada com o meu amigo Miro me incentivando



Essa turma é a razão da minha vida, minha filha e minha esposa



Essa é apenas uma parte dessa equipe maravilhosa que faço parte


Bem agora irei me recompor, mais a minha próxima prova já está marcada para o dia 21/06 que é a 8ª Meia Maratona Shopping ABC, mais até lá iremos nos falar e novamente muito obrigado a todos.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.

3 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Renato boa tarde, deixo registrado aqui os meus PARABÉNS por vc ter concluído a duríssima Maratona de Sp, alguns amigos meus daqui do Rio, disseram que num determinado percurso estava ventando contra os corredores.
Bom vc mesmo disse que o tempo de 5h e 4min não foi sua expectativa, eu sempre falo para os corredores amadores que o mais importante numa prova é vc correr e chegar inteiro e vc soube administrar o percurso bem, ainda mais com as cãimbras que apareceram...Não esquente com o tempo final, creio eu que com o tempo vc treinando mais, com certeza vc abaixará esse tempo em maratonas, faço votos por isso...PARABÉNS!!!

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

Esqueci de dizer na msg anterior, muito bom o apoio de sua familia na chegada e por sua filha ter pedido ao amigo Miro para lhe dar uma força na sua chegada.

Um abraço,

JORGE

Thais Aroca disse...

Parabéns.... Eu também sei o que é se preparar para uma prova e na hora h ter algum tipo de problema. Isso nos deixa frustrados e tristes, mas você consegiu correr uma MARATONA!!!!!! Isso é muita coisa, não importa o tempo ou se você andou...

Um grande abraço,

Thais
www.clubedecorridaabodytech.blogspot.com