quarta-feira, 4 de junho de 2008

O grande dia

Domingo, 1 Junho de 2008, estou no meio da muvuca para a largada da Maratona Internacional de São Paulo, estou junto com mais alguns amigos da Play que também iria encarar esse desafio, uns já pela segunda vez e outros estavam debutando nessa prova assim como eu.
Foi dada a largada e eu resolvi ir em um ritmo bem tranqüilo para que não tivesse problemas mais a frente, vieram os primeiros 10km sem nenhum problema, na marca dos 20km encontrei com o pessoal de apoio da Play que estavam dentro da USP, segui sem problemas até o 27km, nesse momento eu começo a sentir as minhas pernas um pouco pesadas e duras, acho estranho mais vou em frente.
Vejo a placa de 30km, aí pessoal começa a minha verdadeira aventura, as minhas pernas que antes estavam ficando duras, agora elas começam a sofrer de cãibras bem na coxa, e ora em uma perna, ora em outra, nessa hora começo a andar um pouco para aliviar o incomodo, no 31km encontro com o Ricardo (presidente da Playteam) ele me dá forças e me disse umas palavras muito legais, “olha, lá na frente é o 32km, a tenda de apoio está lá te esperando, forças porque depois são só 10km e essa distância você está cansado de fazer, força garoto”, isso foi muito bom e lá vou eu encontrar com o pessoal de apoio, eles também foram muito atenciosos comigo.
Bem e lá ia eu, ora caminhando por causa das cãibras, e quando elas passavam eu tentava correr, porque aquilo que eu estava fazendo não podia considerar nem um trotinho.
Eu estava correndo com o celular, pois por exigência da minha esposa que tinha ficado em casa, ela estava me ligando para saber como eu estava, em uma das ligações dela, ela me perguntou aonde eu estava e que eu continuasse firme pois ela estava me esperando na tenda da Play, isso foi uma emoção enorme para mim, afinal de contas, eu tinha saído de casa e ela tinha ficado dormindo, essa notícia foi a glória para mim, agora eu só pensava nela me esperando e eu não podia decepcionar ela.
Mais só eu sabia como estava difícil dominar as cãibras, bem fui nessa tocada, até o 41km, quando encontrei os meus anjos da guarda, o Nelson e Carlos NanoPlay, eles fizeram a corrida de 10km e estava no apoio buscando todos os integrantes da equipe que estavam na maratona, e nesse momento só estava faltando eu chegar da Play, todos já tinham completados a prova, bem eles nem deram forças e me acompanharam, o Nelson e o NanoPlay me dizia palavras de muito apoio e incentivo, eu juro que tirei forças não sei de onde e comecei a imprimir um ritmo mais forte, claro que com um grande medo das cãibras aparecerem e eu não conseguir completar, mais eu lembrava que a minha esposa estava me esperando e por isso eu tinha que chegar correndo.
Já perto do pórtico de chegada, vejo a minha esposa e ainda tenho forças para lhe mandar beijos, nessa hora o Nelson me diz “olha, eu quero você dando um sprint final e chegando na frente desse pessoal estava chegando também, vamos lá, força que essa é a hora”, e lá vou eu acelerando, passo essas pessoas e cruzo o pórtico de chegada.
A minha primeira reação é agradecer e muito a esses dois anjos da guarda que me socorreram quando eu mais estava necessitado, depois e pegar a tão suada e dolorida medalha e dar um grande beijo na minha esposa.
Conclui a prova em 5:08:15, um tempo muito acima do que eu estava querendo, mais ainda sim eu tinha completado o percurso, fui o último atleta da PlayTeam a completar a maratona, apesar do tempo alto esse gosto ninguém me tira e agora posso dizer: SOU UM MARATONISTA.
Quero agradecer a todo o pessoal de apoio da Play, vocês foram demais, agradeço também novamente aos meus anjos na maratona, Nelson e NanoPlay pois sem vocês naquele momento seria difícil para mim completar e um agradecimento todo especial a minha esposa que a amo muito, todos vocês tem um pedaço dessa medalha ganha por mim.
Um grande abraço e até a próxima.


Meus anjos, Nelson e NanoPlay





Na chegada


O sonho

Todo mundo já sabe que correr uma maratona não é só os 42km no dia da prova, ela se inicia muito antes com diversos treinos.
Se dedicar a esses treinos não é fácil e para mim não foi diferente, conciliar a vida familiar, profissional com esses treinos é uma outra maratona.
Apesar de fazer parte dessa equipe maravilhosa que é a Play, eu não tive condições de ir treinar junto com o pessoal, treinos esses comandos pelo Prof. Augusto, um cara super legal e atencioso, sendo assim parti para essa etapa sozinho.
Treinava 3 vezes por semana na academia a noite aonde eu revezava entre correr na esteira e fazer fortalecimento muscular, esses treinos na esteira eram em média de 14km e nos fins de semana eu realizava os meus treinos longos pelas ruas da zona leste de São Paulo aonde eu resido.
Os meus longos foram de 21km até 32km sem nenhum problema, o último longo seria de 36km, disse seria porque eu não consegui completar, passei mal devido a falta de hidratação adequada, enfim, devo ter feito algo em torno de 34km nesse último longo.
E lá iria eu para esse sonho, completar os 42km da Maratona Internacional de São Paulo de 2008.
Pelo ritmo dos meus treinos, eu tinha em mente completar a maratona entre 4:00:00 e 4:30:00, claro que isso era uma previsão, mais o importante era cruzar o pórtico de chegada, seja como fosse, de preferência em pé.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Desafios

A corrida de rua é um eterno desafio com você mesmo, a cada corrida você entra em conflito com você mesmo para superar um novo desafio e é isso o grande barato desse universo das corridas.
A cada corrida é uma nova história, é um novo desafio, pois por mais que você já conheça o percurso ou que aquela distância você já esteja cansado de correr, mais o vai determinar se naquele dia você vai ter sucesso ou não são muitos fatores.
E só quem experimeta essa sensação de colocar um tênis, vestir um calção e uma camiseta sabe o que isso quer dizer, você tem que estar no seu dia, sabe quando você acorda e diz, "hoje estou no meu dia" e aí você vai lá, corre e abaixa o seu tempo naquela distância e o inverso também acontece quando não estamos no nosso dia.
Esse eterno desafio com nos mesmo é que faz desse esporte algo maravilhoso.
E no meu caso, depois de já ter corrido diversas corridas, nas mais diversas distâncias, estava faltando para mim "a corrida", e que corrida é essa?
A maratona, essa é "a corrida", a tão temida, a tão sonhada, a tão venerada, e eu resolvi que esse seria o meu mais novo desafio, correr os 42km da maratona.
Mais essa história é logo mais.

Playteam

Tomei conhecimento da Playteam no início de 2007, pois no site da Corpore existia um link da equipe que estava fazendo excursão para a corrida do Shopping Iguatemi em Campinas.
Conheci o site da equipe, vi sobre a proposta dela e me identifiquei muito com ela, no mesmo instante já me cadastrei.
A minha primeira corrida pela Play foi a Nike+ de 2007 aonde eu conheci a tenda, conheci mesmo que timidamente algumas pessoas aonde fui muito bem recebido e acolhido por todos.
A energia das pessoas na tenda me emocionou, a amizade, a união entre todos e foi por causa da Play que a corrida é muito importante para mim, pois ir para as corridas com aquela certeza que irei encontrar com pessoas amigas, alegres e unidas é uma satisfação imensa.
E essa equipe, que mais se parece com uma grande família é muito importante para mim como irei contar mais adiante.

O começo.....

Bem pessoal, como toda pessoa que começa a correr, ou melhor trotar, é com o objetivo de emagrecer e comigo não foi diferente.
Eu apenas trotava nos fins de semana, até que em dezembro de 2005 um grande casal de amigos (Marco e Mônica) me convidaram para que eu participasse da Corrida de Natal da Corpore.
No primeiro momento eu não queria, mais acabei sendo convencido e fui, e no dia da corrida ali no Ibirapuera, aquele clima de alegria e festa me contagiou.
Fui para corrida, claro que mais andei do que corri, mais prometi que eu iria treinar e iria conseguir completar uma corrida.
E resumindo, depois daquele dezembro de 2005 já foram mais de 20 corridas completadas nas mais variadas distâncias (de 5km até meia maratona) e com certeza muitas mais virão.

Novidade

Olá pessoal, estou começando nesse novo mundo.
Espero poder passar um pouco de mim e desse mundo que eu descobri que foi a corrida, ela me motivou em melhorar a minha vida e com isso ter imuneras alegrias que irei contar mais para frente.
Por enquanto é isso, um abraço a todos.