terça-feira, 15 de dezembro de 2009

13/12/2009 – Prova Pedrestre Sargento Gonzaguinha



Olá pessoal aconteceu neste último domingo aqui em São Paulo a 43ª edição da Corrida Sargento Gonzaguinha, uma prova já tradicional aqui em São Paulo e que é uma prova seletiva para a prova de São Silvestre.
Essa prova foi idealizada pelo Sargento Gonzaguinha da Polícia Militar de São Paulo que foi o ganhador em duas oportunidades na Corrida de São Silvestre.
Essa prova como sempre acontece nas imediações da Zona Norte de São Paulo, a retirada do kit aconteceu no sábado no mesmo local da largada na Av. Cruzeiro do Sul.
O domingo amanheceu nublado mais sem chuva e com uma temperatura amena, mais esse tempo não permaneceu por muito tempo, e momentos antes da largada que aconteceu as 8:00 horas começa uma garoa leve que acabou se tornando uma chuva com consistência.
E eu estava no meio da muvuca para mais uma prova, essa prova tem a distância de 15Km e que muitos fazem como treino para a própria São Silvestre, decidi que iria em um ritmo confortável e sentindo como a prova iria se desenrolar, eu estava em mente o meu melhor tempo nessa distância que acabei conseguindo em 2007 na minha estréia na São Silvestre e lá fui eu.
Essa foi a minha primeira participação nessa prova, então eu não tinha nenhuma referência do percurso e a chuva nos acompanhava, ora com mais intensidade, ora menos, mais ela não nos abandonava, passei os 5Km em 26: 32 e achei um tempo bom, afinal estava super bem e desenvolvendo uma prova tranqüila.
O percurso e a temperatura amena junto com a chuva estava me deixando confiante em uma boa prova e continuei o meu ritmo, na passagem dos 10Km fechei com 51:15 e fazendo uma conta rápida verifiquei que se eu continuasse no mesmo ritmo estaria muito próximo da minha marca na distância e se não batesse eu fecharia com alguns minutos acima e assim a cabeça começou a trabalhar contra e me dizendo que não seria dessa vez e assim segui em frente no mesmo ritmo.
Na passagem dos 14Km olho o relógio só para uma consulta e vejo que estou com o tempo de 1:11:20 e me alegro novamente pois posso sim bater a minha marca e como estou com um gás ainda no estoque eu começo a acelerar e vou passando alguns corredores e tenho o tempo a ser batido na cabeça (1: 17:01), o fim dessa prova é dentro da pista de atletismo da Escola de Educação Física da Polícia Militar e qual não é a minha surpresa al chegar na pista, como choveu durante toda a prova e a pista é de uma terra preta e já muitos corredores haviam chegado, a pista era puro barro, um barro preto e muito escorregadio e quando senti isso já pensei que não iria dar para melhorar o tempo, mais ainda sim fui firme mais com cuidado e cruzei a linha de chegada e claro que olho imediatamente para o relógio e vejo 1:16:25, ou seja, acabo de fazer a minha melhor marca para os 15Km.
Esse ano todo tentei muito melhorar as minhas marcas mais não conseguia e enfim nessa consigo melhorar, claro que essa melhora se deve ao percurso praticamente todo plano, a temperatura amena e claro a chuva.
Conclui que definitivamente sou um corredor de chuva, afinal as minhas melhores marcas ocorreram debaixo de chuva e frio, pena que não tem chuva em todas as provas.
Como eu nunca havia participado dessa prova, eu gostei muito do percurso e não gostei de terminar ela em uma pista completamente enlameada e da retirada do kit que foi no dia anterior a prova, eu particularmente não gosto disso pois temos que ir duas vezes no mesmo lugar, mais eu recomendo a prova e com certeza estarei presente na próxima edição.
Bem pessoal é isso aí, minha próxima prova será a Corrida de São Silvestre no dia 31, estarei eu lá comemorando o excelente ano de 2009 e esperando que 2010 seja ainda melhor.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas