terça-feira, 23 de junho de 2009

Calendário - Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo

Olá pessoal acontece no próximo domingo mais uma etapa do Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo, esse circuito é promovido pela Prefeitura do Município de São Paulo, tendo a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação a idéia de oferecer provas de pedestrianismo com uma estrutura profissional e gratuita em regiões da capital que até então não estavam no roteiro tradicional das grandes corridas de rua.
Essa atitude visa levar a toda a população o incentivo para a pratica esportiva, nesse caso a corrida de rua, este ano já aconteceram 8 etapas de um total de 22 etapas.
E nesse próximo domingo acontece a nona etapa, desta vez no bairro do Itaim Paulista, bairro situado na zona leste da capital paulista e eu estarei presente pela primeira vez em uma dessas etapas, e o motivo é pelo fato dessa corrida acontecer no bairro em que morei por muito tempo e sendo assim eu não poderia deixar de prestigiar um evento como esse no bairro aonde me criei e aonde os meus pais ainda moram.
Bem como será a minha primeira participação em uma prova desse circuito eu não tenho muitos detalhes sobre a organização do evento e nem qual será o percurso dessa prova, sei que a prova terá a distância de 8K e como já mencionei, essa prova é gratuita, porém a organização do evento solicita que no momento da retirada do kit seja doado um 1kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó que seja doado para uma instituição carente da região.
É isso aí pessoal, espero ter uma grata surpresa com esse evento e aí trarei notícias para vocês.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.

21/06/2009 – Meia Maratona Shopping ABC

Olá pessoal aconteceu neste último domingo a 8ª edição da Meia Maratona Shopping ABC, essa é uma prova tradicional dessa cidade da Grande São Paulo e que conta sempre com a participação de corredores da elite do atletismo nacional como, por exemplo, José Teles nosso único representante que completou a maratona olímpica em Pequim.
O domingo amanheceu nublado e bem frio, ou seja, bom para uma corrida, o difícil foi conseguir se aquecer para a largada porque depois foi maravilhoso.
A largada foi dada as 9:00 para a elite feminina e as 9:10 para a elite masculina e geral, além da meia maratona, essa prova tinha uma corrida de 10K e uma caminhada de 5K.
Essa foi a minha primeira participação na prova da meia maratona, pois em 2006 eu fiz essa prova mais no percurso de 10K, ou seja, até essa distância eu conhecia o percurso e assim fui levando em um ritmo confortável, dentro do percurso de 10K existe justamente no 5K uma subida que chega a fazer com que muitos corredores andem, pois ela tem um aclive acentuado.
Como eu disse, até o 10K eu sabia o que me esperava, agora depois era pura novidade e por causa disso decidi ir em um ritmo tranqüilo pois afinal de contas depois da maratona eu praticamente não corri, sabe aquela famosa ressaca pós maratona, então eu estava com ressaca.
Fui em um ritmo tranqüilo até o 15K, nesse momento o sol dá o seu ar da graça, porém nada demais, apenas um leve aquecimento e eu me senti super bem e resolvi dar uma acelerada no ritmo e assim o fiz, nesse momento era uma reta só e isso me passou confiança e otimismo, mais como nada é perfeito, no 18K lá vem mais uma subida, nada muito forte, mais para quem já tinha feito 18K, era uma subida que faz o ritmo dar uma caída, a respiração fica mais ofegante e as pernas ficam um pouco mais pesadas e no meu caso não foi diferente.
Mais consegui levar o resto do percurso em um ritmo bom e finalizo a prova com o tempo de 1:59:06.
O que não é legal nessa prova é que não existe tapete de cronometragem no início da prova, o que faz com que a gente fique meio perdido na hora de acionar o cronômetro e assim sendo o tempo nessa prova passa a ser aquele logo após a sirene de largada, ou seja, tempo oficial da prova e não o tempo líquido de cada corredor, o que para muitos foi a grande reclamação no final da prova.
Bem pessoal é isso aí, um grande abraço a todos.