quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
31/12/2009 - Corrida Internacional de São Silvestre
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
13/12/2009 – Prova Pedrestre Sargento Gonzaguinha

Essa prova foi idealizada pelo Sargento Gonzaguinha da Polícia Militar de São Paulo que foi o ganhador em duas oportunidades na Corrida de São Silvestre.
Essa prova como sempre acontece nas imediações da Zona Norte de São Paulo, a retirada do kit aconteceu no sábado no mesmo local da largada na Av. Cruzeiro do Sul.
O domingo amanheceu nublado mais sem chuva e com uma temperatura amena, mais esse tempo não permaneceu por muito tempo, e momentos antes da largada que aconteceu as 8:00 horas começa uma garoa leve que acabou se tornando uma chuva com consistência.
E eu estava no meio da muvuca para mais uma prova, essa prova tem a distância de 15Km e que muitos fazem como treino para a própria São Silvestre, decidi que iria em um ritmo confortável e sentindo como a prova iria se desenrolar, eu estava em mente o meu melhor tempo nessa distância que acabei conseguindo em 2007 na minha estréia na São Silvestre e lá fui eu.
Essa foi a minha primeira participação nessa prova, então eu não tinha nenhuma referência do percurso e a chuva nos acompanhava, ora com mais intensidade, ora menos, mais ela não nos abandonava, passei os 5Km em 26: 32 e achei um tempo bom, afinal estava super bem e desenvolvendo uma prova tranqüila.
O percurso e a temperatura amena junto com a chuva estava me deixando confiante em uma boa prova e continuei o meu ritmo, na passagem dos 10Km fechei com 51:15 e fazendo uma conta rápida verifiquei que se eu continuasse no mesmo ritmo estaria muito próximo da minha marca na distância e se não batesse eu fecharia com alguns minutos acima e assim a cabeça começou a trabalhar contra e me dizendo que não seria dessa vez e assim segui em frente no mesmo ritmo.
Na passagem dos 14Km olho o relógio só para uma consulta e vejo que estou com o tempo de 1:11:20 e me alegro novamente pois posso sim bater a minha marca e como estou com um gás ainda no estoque eu começo a acelerar e vou passando alguns corredores e tenho o tempo a ser batido na cabeça (1: 17:01), o fim dessa prova é dentro da pista de atletismo da Escola de Educação Física da Polícia Militar e qual não é a minha surpresa al chegar na pista, como choveu durante toda a prova e a pista é de uma terra preta e já muitos corredores haviam chegado, a pista era puro barro, um barro preto e muito escorregadio e quando senti isso já pensei que não iria dar para melhorar o tempo, mais ainda sim fui firme mais com cuidado e cruzei a linha de chegada e claro que olho imediatamente para o relógio e vejo 1:16:25, ou seja, acabo de fazer a minha melhor marca para os 15Km.
Esse ano todo tentei muito melhorar as minhas marcas mais não conseguia e enfim nessa consigo melhorar, claro que essa melhora se deve ao percurso praticamente todo plano, a temperatura amena e claro a chuva.
Conclui que definitivamente sou um corredor de chuva, afinal as minhas melhores marcas ocorreram debaixo de chuva e frio, pena que não tem chuva em todas as provas.
Como eu nunca havia participado dessa prova, eu gostei muito do percurso e não gostei de terminar ela em uma pista completamente enlameada e da retirada do kit que foi no dia anterior a prova, eu particularmente não gosto disso pois temos que ir duas vezes no mesmo lugar, mais eu recomendo a prova e com certeza estarei presente na próxima edição.
Bem pessoal é isso aí, minha próxima prova será a Corrida de São Silvestre no dia 31, estarei eu lá comemorando o excelente ano de 2009 e esperando que 2010 seja ainda melhor.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Calendário – Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha

Essa prova é uma das mais concorridas dos corredores aqui de São Paulo pelo fato dela ter um percurso de 15Km e ser a poucos dias da nossa maior prova de rua do Brasil que é a Corrida de São Silvestre, sendo assim a Gonzaguinha é uma prova treino para os que iram estar na Avenida Paulista no dia 31 deste mês.
Como já mencionei, essa prova é muito tradicional mais eu nunca consegui participar dessa prova nos anos anteriores por diversos motivos, mais esse ano estarei presente nessa prova, sendo assim não tenho conhecimento do percurso da prova, sei apenas que nas imediações do Anhembi e região.
A largada será as 8:00 horas e espero que o dia esteja bom para uma prova, afinal como irei estar presente na São Silvestre deste ano, quero sentir o que devo melhorar para poder fechar o ano com um bom desempenho.
È isso ai pessoal, estarei lá e depois contarei tudo sobre a prova e sobre a minha participação.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
22/11/2009 - Samsung 10K

segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Calendário - Samsung 10K

Bem a largada acontecerá as 8:00 horas e a entrega dos kits acontecerá nos dias que antecedem a prova, por falar em kit, esse ano o número de peito será impresso na própria camiseta do evento o que faz com que todos os corredores sejam obrigados a correr com a camiseta da prova e que por sinal é uma grande jogada de marketing da Samsung, pois assim a marca fica visível, isso não é normal nas provas.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
08/11/2009 – Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day

A grande preocupação dos corredores para essa prova era o calor insuportável que estava fazendo nos últimos dias, mais para a sorte de todos o domingo amanheceu nublado depois de uma grande chuva na madrugada de domingo.
Não estava frio mais também não estava o sol que todos imaginavam que estaria, em uns poucos momentos os raios solares deu a graça durante a prova mais nada que chegasse a assustar.
Essa prova é nos mesmos moldes do Pão de Açúcar, com equipes de 2, 4 e 8 integrantes, mais tendo um diferencial, na Pão de Açúcar os integrantes das equipes não correm as mesmas distâncias, alguns correm distâncias maiores e outros menores.
Nessa prova todos os integrantes correm a mesma distância, o percurso era de exatamente 5.275 metros e o total da prova era de 42.200 metros, ou seja, equipes de 8 integrantes corriam essa distância, equipes de 4 integrantes corriam 10.550 metros (2 voltas) e equipes de 2 integrantes corriam 21.100 metros (4 voltas).
Eu participei com a mesma equipe de correu no Pão de Açúcar, que foi a Clausia, eu, Jaci e Luis e foi exatamente nessa ordem que corremos a prova.
Fui o segundo da equipe e como nunca tinha corrida em Interlagos é emocionante correr ali, já largamos da área dos boxes o que é muito legal, depois S do Senna, Laranjinha e por aí vai, mais a prova é dura, afinal ela é descida e subida, não existe plano no circuito o que existe são falsos planos, ou seja, leves subidas mais que no final delas o negócio pega.
Bem até o 2km você desce e depois é subida, na minha vez de correr recebi a pulseira da Clausia que fez o percurso dela em 1:15:00 e lá fui eu em um ritmo bom e confortável, como disse até o 2km é descida e isso engana muita gente que embala mais esquece que o que desce tem que subir e depois do 2km é morro acima, fechei a minha primeira volta com 23:40, um tempo muito bom, mais aí tem a segunda volta e essa pega, afinal passar duas vezes pelo mesmo percurso já não é nada estimulante, imagine tem subidas nesse percurso, mais ainda sim lá fui eu e essa última volta mata todo mundo, as subidas são até certo ponto suaves, mais a que traz para a reta dos boxes é forte e deixa a gente com a respiração bem ofegante, mais fechei o meu trecho em 53:19 passando a pulseira para a Jaci que fez o percurso dela em pouco mais de 1 hora e que depois passou para o Luis que fechou a nossa prova com o tempo oficial de 4:24:35, o tempo líquido ainda não está disponível.
A prova é muito boa e recomendo a quem quiser fazer, percurso duro mais emocionante, organização muito boa o que já dá créditos a participar dela, eu pretendo estar presente novamente no próximo ano e ter a emoção de estar ali em Interlagos aonde o nosso grande campeão Ayrton Senna nos deu muitas alegrias.
Algumas fotos da prova:
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Calendário – Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day

Essa prova já faz parte do calendário de muitos corredores aqui de São Paulo, 100% da renda será revertida para o Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos que oferece melhores condições de desenvolvimento para crianças e jovens de todo o Brasil. O objetivo do evento será mostrar que a superação de limites transcende a qualquer tipo de deficiência. Também visa reafirmar valores importantes do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 tais como determinação, motivação, perseverança e superação dos limites.
E essa prova não deveria ser em outro lugar que não o autódromo de Interlagos, onde o nosso eterno campeão deu muitas alegrias ao povo brasileiro, imagine o que os corredores iram sentir quando estiver contornando o “S” do Senna ou atravessando a reta dos boxes?
As equipes podem ser formadas por 2, 4 ou 8 atletas, sendo que cada indivíduo fica com o objetivo de cumprir uma etapa da prova. Os corredores deverão completar os 42,2 km de percurso (aproximadamente 08 voltas no autódromo). Quem correr em dupla terá a missão de percorrer 21.100 metros. Atletas que escolherem correr num revezamento de quatro irão cumprir 10.550 metros (cada participante) e, por fim, quem preferir competir em revezamento de oito, precisará ter fôlego para vencer apenas 5.275 metros.
Bem a largada será as 8:00 horas da manhã e se o sol estiver como nos último dias, os atletas terão um agravante a mais, eu estarei presente a essa prova pela primeira vez, bem será a minha primeira vez nessa prova como também será a minha primeira vez correndo no autódromo de Interlagos, existem outras provas aqui em São Paulo que acontecem no autódromo, mais nunca participei de nenhuma prova lá, sendo assim não tenho nenhum parâmetro ou referência do percurso, claro que pelas transmissões de Fórmula 1 é possível ver algumas subidas e descidas que com certeza farão a diferença para que irá participar da prova.
Eu estarei correndo com a mesma equipe que participou da Maratona Pão de Açúcar, ou seja, o Luis, Jaci, Clausia e eu, uma equipe muito divertida e muito companheira também, essa equipe teve um entrosamento muito legal na Pão de Açúcar e claro que iremos repetir o mesmo na Ayrton Senna.
È isso ai pessoal, estarei lá e depois contarei tudo sobre a prova, sobre a nossa equipe e sobre a minha participação.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
25/10/2009 – Corrida do Shopping Aricanduva

Essa prova é sem dúvida, a maior prova de corrida de rua desta região, na prova desse domingo eram 4.000 corredores participando dessa prova.
Um prova muito bem organizada como sempre pela Corpore aonde foi utilizado o estacionamento do shopping para abrigar o palco e as tendas das diversas equipes que participaram, o kit da prova, por sinal um ótimo kit contendo uma camiseta e um boné Adidas poderia ser retirado nos dias anteriores a prova, mais a grande maioria acabou optando por retirar no próprio dia da prova.
Bem o domingo amanheceu nublado e até com perspectiva de chuva durante a prova, a temperatura não estava muito quente e a largada ocorreu precisamente as 8:00 horas.
E lá estava eu no meio da muvuca para a minha quarta participação consecutiva nessa prova, essa prova é imperdível para mim, afinal moro bem próximo ao shopping e conheço muito bem o percurso dessa prova, afinal ele faz parte dos meus treinos.
Como eu tenho conseguido treinar bem e também inclui de vez a musculação no meu programa de treino, eu tenho sentido que estou mais forte e tenho conseguindo imprimir um ritmo mais forte do que eu vinha imprimindo ultimamente, mais ainda sim não é o mesmo ritmo que eu tinha antes da contusão do final do ano passado.
Eu decidi que iria tentar imprimir um ritmo forte desde o início e tentar melhorar o meu tempo, e foi isso que eu tentei fazer desde a largada, eu saí em um ritmo bom.
Mais também nesse momento eu percebi que seria difícil eu melhorar o meu tempo, afinal de contas, no sábado eu fui dormir por volta das 2:00 horas da manhã em virtude de ter acontecido a festa de aniversário da minha filha, então as minhas pernas sentiram esse abuso que eu fiz com elas.
Mais eu estava convencido que iria imprimir um ritmo forte na medida do possível e assim fui tocando o meu ritmo, passei os 5km em 23:47 e fiquei feliz pois estava me sentindo bem, mais acabei sentindo um pouco as minhas pernas entre o 7km e o 8km, esse também é o trecho mais difícil da prova, afinal esse trecho é uma subida de aproximadamente uns 300 metros e com uma inclinação razoável e nesse momento senti as pernas pesarem mais ainda sim respirei fundo e toquei até o final da prova, fechei com o tempo de 43:17, não é nem sobra dos anos anteriores aonde eu estava em um condicionamento muito melhor, mais acabei ficando muito feliz pois aos poucos venho melhorando o meu ritmo e ainda acabar a prova em boas condições.
A cada prova sinto que estou mais solto e em melhores condições e isso me deixar muito feliz para as minhas pretensões de corredor.
Bem a minha próxima prova agora será no dia 08/11 no Revezamento Ayrton Senna em pleno Autódromo de Interlagos aonde novamente eu, Luis, Jaci e Clausia estaremos em ação, repetindo a equipe que correu no Revezamento Pão de Açúcar.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Calendário – Corrida do Shopping Aricanduva

Essa prova tem a distância de 9km e a largada e a chegada acontece em frente a Shopping Aricanduva, considerado o maior Shopping da América Latina.
A largada será dada as 8:00 horas, o percurso é todo plano até o 8km, o último kilometro tem uma subida um pouco forte.
Eu estarei presente novamente nessa prova, será a minha quarta participação consecutiva, além de ser uma prova boa de se correr, ela acontece praticamente no quintal da minha casa, afinal de contas o shopping é a menos de 3km da minha casa.
Espero fazer uma boa prova mesmo tendo o meu sábado agitado, afinal de contas na noite de sábado estarei comemorando o aniversário da minha filha justamente no Playland do Shopping Aricanduva, então eu não irei ter uma noite tranquila por assim dizer antes da prova, mais mesmo assim será um fim de semana maravilhoso, niver da minha filha no sábado e correr uma prova que gosto muito de correr no domingo.
É isso aí pessoal, um grande abraço a todos, bons treinos e boas provas.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
20/09/2009 – Maratona de Revezamento Pão de Açúcar
No domingo aconteceu a em São Paulo a 17ª edição da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, essa é a maior prova de rua da América Latina e a precursora nas provas de revezamento aqui no Brasil.
Essa prova é composta de um circuito de aproximadamente 10km na região do Parque do Ibirapuera, ela pode ser corrida com equipes de 2, 4 e 8 integrantes e neste ano o número total de corredores foi de 30.000 participantes.
Acho que dá para se ter uma noção da muvuca de corredores nessa prova não é verdade?
Eu pelo segundo ano consecutivo participei dessa prova, uma prova que caiu no meu gosto pelo fato dessa amizade que acaba tomando conta das equipes, é um clima super agradável, amistoso e claro de muita festa.
Fiz parte de uma equipe de 4 integrantes, o Luis, a Clausia e a Jaci, todos eles da equipe Playteam, todos eles legais e super divertidos.
A ordem da nossa equipe foi primeiro o Luis que correu 11km, o segundo integrante a correr foi a Clausia que fez pouco mais de 10km, depois foi a minha vez e que também fiz um pouco mais de 10km e fechando a nossa equipe foi a vez da Jaci que correu um pouco mais de 9km e fez uma grande festa na chegada.
Ainda não foi divulgado o resultado oficial da prova, por esse motivo ainda não é possível saber o tempo total da nossa equipe, embora que isso é o que menos importa, o que na realidade está valendo é fazer parte desse espírito alegre e feliz que a corrida de rua pode faz em nossas vidas, abaixo algumas fotos que o Luis enviou para nós.



Pelo meu cronômetro, eu fiz 10.548 metros em 00:51:23, um tempo bom para toda aquela muvuca e com o detalhe de ter terminado a minha prova super bem.
Esse foi o relato final desse meu fim de semana esportivo familiar, um grande e lindo fim de semana para mim.
Bem pessoal essa nossa equipe já tem dia e hora para uma nova apresentação, será no dia 08 de Novembro as 8:00 horas na 6ª Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day que irá acontecer em pleno Autódromo de Interlagos, mais até lá irá acontecer muitas provas.
É isso aí pessoal, um grande abraço a todos, bons treinos e boas provas.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
19/09/2009 - Corrida Infanto-Juvenil Corpore
Aconteceu no Estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu a tradicional corrida infanto-juvenil da Corpore.
Essa festa que a Corpore realiza visa dar a criançada os primeiros contatos com o atletismo, mais especificamente a corrida.
Bem a festa aconteceu na tarde de sábado, o dia amanheceu nublado, depois o sol timidamente deu o ar da sua graça.
Chegamos eu, Isabela e minha esposa no Pacaembu e a festa estava muito legal como sempre, muita diversão e muitas brincadeiras para as crianças.
A Isabela correu na sua categoria (8 anos) a distância de 300 metros, foi bem legal ver a alegria dela e de todas as crianças ali presentes, infelizmente ela acabou não aproveitando os brinquedos disponíveis pois as crianças menores que já tinham corrido estavam todas brincando e como tínhamos outros assuntos a tratar ainda no sábado fomos embora, mais ainda sim foi maravilhoso poder estar ali com a minha família passando momentos agradáveis, abaixo as fotos do evento.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Calendário - Fim de Semana Agitado

Essa prova é tradicional e muitos filhos de corredores ficam ansiosos a espera desse evento, ele sempre acontece na pista de atletismo do Complexo Constâncio Vaz Guimarães no Ibirapuera, mais em virtude de um outro grande evento que acontecerá nesse final de semana em São Paulo e que irei mencionar mais adiante, essa etapa da Corrida Infantil será na pista de atletismo do Estádio do Pacaembu.
Bem como sempre acontece nesse evento, a criançada participa das diversas baterias conforme as suas idades e depois brincar nos diversos brinquedos espalhados pelo gramado e também se deliciam com pipoca, cachorro quente, algodão doce, etc.
Bem a minha Isabela estará novamente presente a esse evento e irá disputar uma bateria com a distância de 300 metros em função da sua idade, nove anos e com certeza ela irá se divertir e aproveitar muito.
Bem esse é um dos eventos desse fim de semana, vamos ao outro.
Já no domingo acontece a também tradicionalíssima Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, essa é a prova que deu origem a todas as outras provas de revezamento aqui no Brasil.
Este ano a prova estará na sua 17ª edição e acontecerá como sempre na região do Parque do Ibirapuera.
Essa prova tem as opções de correr em dupla (21Km), em quarteto (10km) e octeto (5Km), eu nunca havia corrido uma prova de revezamento até a edição passada e posso fazer que gostei muito, é uma coisa louca, ver pessoas correndo por duas ou três equipes pelo fato de ter faltando pessoas, gente que chega já em cima da hora para a sua largada, ou seja, é uma loucura pura e isso acaba sendo muito divertido e acabei gostando de ver tudo isso.
No ano passado a chuva e o frio castigaram muito os participantes, imagina só você ficar esperando pelo seu companheiro que irá te passar a pulseira e você debaixo de uma chuva forte e morrendo de frio, só malucos por esse esporte é que são capazes disso.
Esse ano eu estarei presente novamente a essa prova juntamente com todo o pessoal da minha equipe Playteam, irei participar de uma equipe mista de quatro integrantes e vamos lá fazer muito festa, pois é isso que as provas de revezamento tem o intuito de fazer, muita festa e incentivar a todas as pessoas a praticaram uma atividade esportiva, pois só através dela é ser possível ter uma condição de perspectiva de vida saudável.
Bem pessoal vocês viram que esse meu final de semana promete muitas emoções, com certeza será tudo muito proveitoso e divertido e trarei tudo o que ocorreu nesses eventos,
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
13/09/2009 – Volta da Penha

Outro detalhe muito importante é que essas 79 edições aconteceram de formas ininterruptas, ou seja, desde a primeira edição todos os anos a prova acontece nas ruas e avenidas desse tradicional bairro da capital paulista, o bairro da Penha, a prova também faz parte das comemorações de aniversário do bairro.
Desde que eu ingressei no mundo das corridas, essa é a minha prova imperdível, primeiro por ser morador da região e segundo, essa prova para mim tem um diferencial que ainda não consegui descobrir, em todas as edições que participei, esse ano foi a minha quarta participação consecutiva, eu sempre tenho um ótimo desempenho.
Bem vamos a prova, ela é uma prova até certo ponto modesta, com algo em torno de 1.500 corredores inscritos, com uma organização também modesta e que as vezes para alguns corredores isso soa como desorganização, mais não vejo assim.
A largada aconteceu em dois tempos, as 8:05 largaram as mulheres e as 8:10 aproximadamente largaram os homens, o domingo amanheceu muito bonito, com um sol esplendoroso, mais já passava na cabeça de todas que aquele sol para se correr 10Km não era muito bom, mais ainda sim lá fomos nós para a prova, eu pela quarta vez consecutiva estava no meio daquela muvuca toda, esperando repetir o meu desempenho nas edições anteriores, afinal o percurso ajuda um pouco.
Logo após a largada corremos aproximadamente uns 600 metros e já damos de cara com uma ladeira enorme, aproximadamente 1Km de subida que faz com que muitos fiquem ofegantes, depois dessa recepção temos o percurso praticamente plano e eu como sempre nas minhas últimas provas vou a um ritmo confortável para que eu tenha gás no final, mais por volta do 3Km sinto que estou bem e que tenho condições de puxar um pouco mais, olha a mística da prova acontecendo novamente comigo, e foi isso que fiz, comecei a ir um pouco mais forte, mais sempre pensando em chegar bem.
O percurso vai plano até o 7Km quando chega o momento da outra subida que existe, é um viaduto que devemos cruzar e nesse momento eu respiro fundo e falo comigo mesmo, esse é o meu teste, se subir esse viaduto numa boa vou chegar bem, e assim foi, acabei de subir o viaduto super bem e nesse momento já no 8Km sei que irei fazer o meu melhor tempo desse ano, mais ainda sim não olho o cronômetro para não criar falsas expectativas.
Chego ao 9Km e sempre nesse momento eu chego bem cansado a já imaginando a chegada, mais dessa vez eu cheguei inteiro e ainda imprimindo um bom ritmo, a corrida termina na pista de atletismo do Clube Esportivo da Penha e entro no clube super bem, dou a volta na pista e fecho a minha prova com 48:38, meu melhor tempo do ano para a distância, novamente essa prova provou ter um diferencial para mim e é por essas e outras que essa é a minha prova preferida.
E a sensação que você fez uma prova boa e principalmente que chegou inteiro é muito gratificante, claro que isso se deve também a minha dedicação novamente aos treinos, mais ainda sim foi muito bom.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Calendário - Volta da Penha

Estou falando da Volta da Penha que neste ano estará na sua 79ª edição, essa prova acontece pelas ruas dessa tradicional bairro paulistano situado na zona leste da capital paulista, é uma prova que apesar dessa tradição em ser uma das corrida de ruas mais antigas do Brasil, ela não sofre um número muito grande de corredores como em outras provas.
Ela apesar de ser uma prova simples, ela tem 10Km, é uma prova boa para fazer tempo, pois ela tem o percurso praticamente plano, digo “praticamente”, pois essa prova tem apenas dois aclives, já na largada temos o principal trecho de subida em torno de 1,5Km, essa faz com que os corredores respirem fundo quando alcançam o seu topo e depois o outro ponto de subida é por volta do 8Km, mais esse já bem mais tranqüilo do que a do início.
Como disse essa prova tem um charme todo especial, além de se correr em uma das provas mais antigas do Brasil, ainda tem o detalhe que a chegada acontece dentro da pista de atletismo do Clube Esportiva da Penha e esse detalhe faz com que tenhamos a sensação pelo menos um tanto quanto modesta, de estarmos chegando no Estádio Olímpico após ter vencido os 42.195 metros da maratona, é uma sensação muito gostosa essa.
Bem essa será a minha quarta participação seguida nessa prova, e faço isso por dois motivos bem definidos, primeiro pela participação em uma prova de rua das mais antigas conforme já mencionado e pelo segundo motivo de ser eu um morador do bairro, essa prova é daquelas que eu não perco por nada e é aonde tenho o meu melhor tempo nas provas de 10Km, por isso essa prova é muito especial para mim.
Tentarei ver se consigo fazer valer a retrospectiva, é sempre nessa prova que faço o meu melhor tempo no ano, vamos ver se conseguirei.
Bem pessoal, espero ser uma prova e uma festa muito grande como sempre é essa prova e trarei notícias para vocês.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
30/08/2009 – Meia Maratona da Praia Grande

Essa prova, apesar de ser relativamente nova, já é uma das mais esperadas pelos corredores paulistas, inclusive muitos corredores de elite participam dessa prova pois além de ser uma prova rápida, também distribuí prêmios consideráveis aos ganhadores.
O domingo amanheceu muito bonito e já tendo o brilho do sol logo nas primeiras horas da manhã, o que prometia ser quente e conseqüentemente, um obstáculo mais para a prova.
E isso se comprou quando foi dada a largada as 8:30 horas conforme o previsto e eu estava lá posicionado com os demais corredores para a mais uma prova.
Bem aqui cabe um detalhe que para essa prova a minha preparação foi muito pouco devido a uma viagem de férias com a família no mês de Julho, ou seja, a minha preparação foi apenas 4 treinos de 10Km, sendo assim a previsão de um bom tempo era muito pouco.
Mais ainda sim, lá estava eu pronto para mais uma meia, dada a largada, lá fomos nós, eu estava tentando imprimir um ritmo tranqüilo para que não faltasse fôlego no final da prova, mais todos sabem que segurar o ritmo em início de prova é complicado, mais ainda sim fui tentando.
O calor estava forte e lá fomos todos, bem fechei os 10Km em 53:20, para as circunstâncias, um excelente tempo e lá fomos nós para a segunda parte da prova.
A partir do 15Km comecei a sentir a falta de treino e preparação para essa prova, as pernas começaram a ficar pesadas e a musculatura um pouco mais rígida, mais ia seguindo em frente em um ritmo lento para que pudesse chegar até o final, ao passar pelo último posto de hidratação no 18Km eu aproveitei para caminhar uns 50 metros enquanto bebia o meu copo com água, assim eu dava um refresco para as pernas que a essa altura estavam bem comprometidas.
Depois dessa caminhada, segui em frente até a linha de chegada aonde fechei a minha prova com o tempo de 2:01:10, um tempo alto em relação a mesma prova do ano passado quando fiz 1:45:40, mais com um detalhe, na prova do ano passado além de estar muito mais bem preparado para ela, o tempo também contribuiu, pois estava choveu da largada até aproximadamente o 10Km, o que tornou a prova muito melhor do que a desse ano com o sol castigando a todos desde o início.
Mais no final de tudo, gostei muito da prova, do percurso todo plano e de correr tendo o mar como compainheiro.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Calendário - Meia Maratona da Praia Grande

Olá pessoal, no próximo domingo acontece a Meia Maratona da Praia Grande, este ano a prova estará na sua sexta edição, percurso totalmente plano sendo que a segunda metade da prova é feita tendo a praia e o mar como companheiros.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Calendário - Corrida Corpore Centro Histórico

Essa prova é prova tão esperada pelos corredores de São Paulo que as inscrições para ela acabam muito rápido, afinal todos querem correm passando pelos vários cartões postais do centro antigo de São Paulo como o Teatro Municipal, Praça da Sé, Pátio do Colégio, Viaduto do Chá e etc.
Essa prova não pode ser considerada tranquila apesar do percurso ser de 9Km, essa prova tem em alguns trechos aclives acentuados, ruas estreitas e com paralelepípedos o que torna as coisas um pouco complicadas.
Eu participei dessa prova uma única vez em 2006 e apesar do charme de se correr por ruas que durante a semana recebem milhões de pedestres e veículos e passar por cartões postais dessa cidade eu digo que não me agradou muito essa prova justamente pelos motivos que já mencionei.
Mais esse ano estarei presente novamente a essa prova, irei acompanhar a minha esposa que gosta dessa prova, irei apenas para curtir o trajeto de uma maneira bem tranquila e sossegada, afinal correrei ao lado dela, largaremos juntos e chegaremos juntos.
É isso ai pessoal, depois de mais de um mês sem correr uma prova, lá estarei eu e contarei como foi mais esse evento.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.
terça-feira, 30 de junho de 2009
28/06/2009 - Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo

A prova teve uma corrida com a distância de 5,2km e uma caminhada de 2,5km e a largada aconteceu nas esquinas da Avenida Coca com a Rua Cembira.
O domingo amanheceu bem nublado e com a temperatura bem fria, algo em torno dos 15 graus e eu estive presente a essa etapa, cheguei relativamente cedo a arena montada pois não moro muito distante dele e para a minha surpresa ao chegar a arena foi notar que a organização da prova era feita pela Corpore, claro que com um staff bem reduzindo devido a modéstia do evento e para nós corredores de São Paulo, quando vemos uma prova organizada pela Corpore, temos a garantia de uma boa organização e foi exatamente isso que aconteceu.
A largada aconteceu exatamente no previsto, ou seja, as 8:00 horas foi dada a largada e lá fomos nós, como sempre o pelotão de frente disparou e eu tentei imprimir um ritmo forte desde o início, mais confesso que foi difícil para mim, sentia minhas pernas presas e um pouco pesadas mais ainda sim tentei, somente depois que o corpo esquentou, isso lá pelo 2km, foi que o meu ritmo começou a melhorar e consegui apertar um pouco mais.
Bem o percurso foi totalmente plano o que facilitava a manutenção do ritmo e assim fui até o fim e fechei a minha prova com um tempo de 00:24:09.
A prova teve postos de hidratação bem posicionados e água bem fresca e farta, a camiseta bonita e uma medalha também bonita, logo após a prova iriam acontecer sorteios para os corredores, mais acabei não ficando para ver e resolvi voltar para a casa, tomar um bom banho quente e um café quentinho com a minha família.
Essa foi a minha primeira participação nesse Circuito de Corridas promovido pela Prefeitura de São Paulo e tive uma boa impressão, visto que o objetivo desse circuito e promover as corridas de ruas nas regiões da capital aonde normalmente não existem provas desse tipo, e na medida que eu tiver a oportunidade de participar novamente de uma etapa desse circuito, com certeza eu estarei presente.
Bem pessoal é isso aí, um grande abraço a todos, bons treinos e boas provas.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Calendário - Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo

Essa atitude visa levar a toda a população o incentivo para a pratica esportiva, nesse caso a corrida de rua, este ano já aconteceram 8 etapas de um total de 22 etapas.
E nesse próximo domingo acontece a nona etapa, desta vez no bairro do Itaim Paulista, bairro situado na zona leste da capital paulista e eu estarei presente pela primeira vez em uma dessas etapas, e o motivo é pelo fato dessa corrida acontecer no bairro em que morei por muito tempo e sendo assim eu não poderia deixar de prestigiar um evento como esse no bairro aonde me criei e aonde os meus pais ainda moram.
Bem como será a minha primeira participação em uma prova desse circuito eu não tenho muitos detalhes sobre a organização do evento e nem qual será o percurso dessa prova, sei que a prova terá a distância de 8K e como já mencionei, essa prova é gratuita, porém a organização do evento solicita que no momento da retirada do kit seja doado um 1kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó que seja doado para uma instituição carente da região.
É isso aí pessoal, espero ter uma grata surpresa com esse evento e aí trarei notícias para vocês.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.
21/06/2009 – Meia Maratona Shopping ABC

O domingo amanheceu nublado e bem frio, ou seja, bom para uma corrida, o difícil foi conseguir se aquecer para a largada porque depois foi maravilhoso.
A largada foi dada as 9:00 para a elite feminina e as 9:10 para a elite masculina e geral, além da meia maratona, essa prova tinha uma corrida de 10K e uma caminhada de 5K.
Essa foi a minha primeira participação na prova da meia maratona, pois em 2006 eu fiz essa prova mais no percurso de 10K, ou seja, até essa distância eu conhecia o percurso e assim fui levando em um ritmo confortável, dentro do percurso de 10K existe justamente no 5K uma subida que chega a fazer com que muitos corredores andem, pois ela tem um aclive acentuado.
Como eu disse, até o 10K eu sabia o que me esperava, agora depois era pura novidade e por causa disso decidi ir em um ritmo tranqüilo pois afinal de contas depois da maratona eu praticamente não corri, sabe aquela famosa ressaca pós maratona, então eu estava com ressaca.
Fui em um ritmo tranqüilo até o 15K, nesse momento o sol dá o seu ar da graça, porém nada demais, apenas um leve aquecimento e eu me senti super bem e resolvi dar uma acelerada no ritmo e assim o fiz, nesse momento era uma reta só e isso me passou confiança e otimismo, mais como nada é perfeito, no 18K lá vem mais uma subida, nada muito forte, mais para quem já tinha feito 18K, era uma subida que faz o ritmo dar uma caída, a respiração fica mais ofegante e as pernas ficam um pouco mais pesadas e no meu caso não foi diferente.
Mais consegui levar o resto do percurso em um ritmo bom e finalizo a prova com o tempo de 1:59:06.
O que não é legal nessa prova é que não existe tapete de cronometragem no início da prova, o que faz com que a gente fique meio perdido na hora de acionar o cronômetro e assim sendo o tempo nessa prova passa a ser aquele logo após a sirene de largada, ou seja, tempo oficial da prova e não o tempo líquido de cada corredor, o que para muitos foi a grande reclamação no final da prova.
Bem pessoal é isso aí, um grande abraço a todos.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Calendário – Meia Maratona Shopping ABC

Essa prova acontece na cidade de Santo André, cidade situada da Grande São Paulo, essa prova até a edição anterior acontecia no primeiro final de semana de Abril e nesse ano a data foi alterada sem que eu saiba o motivo correto.
Talvez seja pelo o fato que sempre essa prova acontecia no mesmo dia da Meia Maratona da Corpore e talvez por esse motivo ela sofresse uma grande concorrência da prova da Corpore.
A largada e a chegada dessa prova acontece em frente ao Shopping ABC na Av. Pereira Barreto.
Nessa prova além da meia, acontece também uma prova de 10K e uma caminhada de 5K, em 2006 eu participei dessa prova na distância de 10K e posso falar que esse percurso tem algumas subidas um pouco fortes e essa foi a única vez que estive nela, como eu mesmo disse, essa prova sempre concorria com a Meia da Corpore e assim sendo, eu preferia correr a da Corpore, a largada dos 10K será as 9:00 horas, já a largada da Meia e da Caminhada será as 9:10 horas.
Como esse ano à data teve alteração, estarei eu presente a essa prova agora para correr a Meia, não conheço esse percurso, mais veremos o que espera.
Falo isso também porque depois da Maratona eu apenas corri um dia na distância de 8K, foi atacado por uma faringite que me deixou uns 10 dias de molho por completo, claro que isso é resíduo do esforço que é completar uma Maratona.
Bem irei encarar essa prova sem treinar direito, mais espero que tenha alguma sobra dos treinos para a Maratona e eu consiga realizar uma boa prova e aí trarei notícias para vocês.
Um grande abraço, bons treinos e boas provas.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
1 Ano de Corrida e Vida.
Ele começou a surgir na minha cabeça como uma forma de expressar a minha alegria pelo fato de eu ter conseguido terminar a Maratona de São Paulo de 2008, o blog nasceu como um presente a mim mesmo.
E em virtude disso resolvi montar o blog para deixar registrada essa minha participação e é claro que não parou mais.
Eu queria mostrar como a corrida de rua me deixou uma pessoa melhor e como ela conseguiu trazer mudanças que para mim era impossível, imaginar eu completando uma maratona, isso era uma utopia para mim.
Apesar de ter corrido a minha primeira prova em Dezembro de 2005, eu jamais imaginaria conseguindo tal fato e por causa disso eu resolvi criar o blog.
Bem hoje ele completa um ano de existência e por intermédio deles, conheci pessoas também apaixonadas por esse esporte que realmente vicia, mesmo sendo por enquanto sendo amigos virtuais, que desejo que o mais breve possível se tornem reais.
É muito gratificante ler um comentário de incentivo e de que transmite alegria dessas pessoas que para mim são muito especiais.
E por esse motivo agradeço a todas as visitas e comentários deixados aqui, são vocês juntamente com a corrida de rua que me dão motivação de continuar correndo e escrevendo aqui, muitíssimo obrigado é o mínimo que posso dizer.
É isso aí pessoal, um grande abraço a todos, bons treinos e boas provas.
terça-feira, 2 de junho de 2009
31/06/2009 – Maratona Internacional de São Paulo

Todas as distâncias largaram do mesmo ponto, ou seja, da Ponte Estaiada na Av. Jornalista Roberto Marinho, sendo que as provas de 10K e a de 42K, terminavam como é tradicionalmente no Parque do Ibirapuera e já a prova de 25K terminava dentro da USP.
O dia amanheceu um pouco nublado que para todos os corredores era um bom sinal, a largada foi sendo feita por etapas, primeiro foi os atletas com deficiência, após foi a vez da elite feminina da maratona e as 8:58 horas foi dada a largada para a elite masculina da maratona e para todas as demais distâncias.
E lá estava eu no meio da muvuca dos que iriam correr os 42.195 metros da maratona, apesar de ter consciência de não ter feito uma preparação adequada para a prova eu tinha uma certa confiança de ir bem na prova, pois há uma semana atrás tinha participado da prova de 25K da Corpore e tive um desempenho para mim excelente, além de ter terminado a prova inteira, sem nenhum comprometimento.
Sendo assim, apesar de ter a consciência que o tempo era o que menos importava para mim, mais no fundo todo mundo traça como meta, um tempo em que quer terminar determinada prova e eu não fui diferente, tinha traçado para mim um tempo entre 4:30 horas e 4:50 horas, que para mim seria excelente e sendo assim lá fui eu tentando me controlar tanto no ritmo como no emocional, pois eu estava um pouco nervoso em virtude de saber que a minha esposa e a minha filha estava me esperando na chegada, e no caso da minha filha, seria a primeira vez que ela estaria me esperando ao término de uma prova e na minha cabeça eu não poderia decepciona-la.
O grande inconveniente da Maratona de São Paulo é que os organizadores colocam os corredores de 25K e 10K para largarem depois do pelotão que irá correr a maratona, então pessoal vocês conseguem imaginar como esse pessoal que irá fazer uma distância bem mais curta vem atropelando o pessoal que irá fazer os 42K, fica difícil ter que aturar os empurrões e as cotoveladas desse pessoal.
Com relação a mim, fui tentando segurar o ritmo e indo, fechei os 10K em 58 minutos, um tempo um pouco alto para quem tem ainda mais 32K pela frente, e fui seguindo em frente e já nos 21K eu passei com 2:02:32 e estava bem e sentindo que iria conseguir fechar no tempo pretendido.
No 21K o percurso já se encontra dentro da USP e só quem correu essa prova sabe como é horrível quando se entra na USP, um percurso cheio de vai e volta e uma grande monotonia, apenas em alguns momentos existe o apoio das equipes, mais fora isso é você e a sua cabeça.
E é exatamente nessa hora que o corpo começa a sentir e a dar sinais de cansaço e fraqueza e com esse estado de cansaço e fraqueza eu chego no 30K com 3:18 horas e penso, falta apenas 12K, eu acredito que dá para chegar no tempo previsto e lá fui eu.
Mais devido as enormes câimbras que eu senti na prova do ano passado eu estava com receio que as mesmas aparecessem e em muitos para que isso não acontecesse comecei a andar em alguns momentos da prova para que eu pudesse respirar e aliviar a musculatura da perna, eu andava de forma rápida, mais estava andando.
No 36K as temíveis câimbras começam a querer aparecer no joelho direito e na coxa esquerda, paro de correr e caminho e vou nesse ritmo, quando sentia alivio na musculatura e corria e quando sentia que ela iria começar a se contrai, eu caminhava.
Nessa altura eu já estava no 38K com o meu relógio marcando 4:23 horas, e pensei imaginei que ainda dava para terminar no tempo previsto, afinal era só 4K que faltava, mais aí as pernas não quiseram me ajudar e as ameaças de câimbras se tornaram constantes, não chegava a vir com uma intensidade forte, mais elas se faziam presentes para que eu não esquecesse que se tentasse ir mais forte, elas iriam chegar para valer.
Nesse momento sinto que a minha previsão não será cumprida, mais ainda tenho que dar o orgulho da minha filha me ver chegando no final correndo e chego no 41K, nessa hora recebo o apoio de um membro da minha equipe, a Playteam , o Miro veio me buscar nessa altura do percurso e me disse que tinha vindo me buscar por um pedido da minha filha, nesse momento as pernas parecem que resolveram me ajudar e segui firme para concluir a prova, a pouco mais de 500 metros da chegada vejo a minha esposa e a minha filhas, elas tentam correr comigo mais a minha filha não agüenta, foi muito emoção para mim e com esse sentimento grande de orgulho para a minha família eu fecho a prova com 5:04:58, não foi o tempo que eu pretendia, mais ainda sim foi melhor que o tempo do ano passado e principalmente, acabei sem câimbras e de certa forma bem.
Depois foi só respirar fundo, receber a minha medalha e dar um grande abraço e muitos beijos na minha esposa e na minha filha.
Como disse pessoal, a gente parte para uma prova com certas expectativas, mais as vezes somos traídos por certos acontecimentos, mais ainda sim fico muito feliz com a minha prova e ainda mais por ter conseguido chegar até a linha de chegada, afinal como a temperatura durante a prova esteve entre 22 e 23 graus, muitos foram os atletas que ficaram pelo caminho com câimbras ou por problemas dos mais diversos, sendo assim fico feliz com a minha participação nessa 15ª Maratona Internacional de São Paulo e quero agradecer a todos as pessoas que me desejaram uma boa prova, agradeço de coração a todos.
Abaixo segue algumas fotos:
sábado, 30 de maio de 2009
Maratona de São Paulo - A hora está chegando !!!!!!

Me hidratei durante todo o dia e acabo de comer uma bela massa para poder ir me deitar cedo, apesar de saber que a noite será longa pela ansiedade, mais tentarei dormir e estar inteiro para amanhã.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
24/05/2009 – Corrida Corpore 25K
A prova como sempre com organização impecável como é de costume da Corpore, a largada aconteceu exatamente as 7:30 horas para as duas distâncias.
O céu estava convidativo para a corrida, pois apesar de estar uma manhã fria, o sol já brilhava e que deixava o evento muito mais alegre e festivo.
A largada aconteceu com a temperatura em 14 graus e tendo 76% de umidade relativa do ar, e lá estava eu no meio da muvuca.
Como essa prova possuía duas distâncias, a primeira volta teve muitos corredores, o que fazia em certos momentos da prova um pouco de congestionamento, mais nada muito grande, já que fez a segunda volta teve um percurso bem menos congestionado e que fez muito acelerarem nessa parte da prova.
Eu assim como muitos que fizeram os 25 Km, estavam lá como último treino para a Maratona de São Paulo que acontece nesse próximo final de semana e assim sendo eu larguei com o intuito de fazer uma prova tranqüila.
Mais com o passar dos Km eu ia sentindo que estava muito bem, correndo tranqüilo e sossegado, estava tão bem que em muitos momentos da primeira volta eu tive que segurar um pouco o ritmo para que não faltasse gás para a segunda volta, e acabei fechando essa primeira volta de 12,5 Km em 1:01:10 e continuava muito bem.
Então decidi que eu iria apertar um pouco o rimo, mais também nada muito suicida para que eu pudesse chegar inteiro e assim eu o fiz tanto que fechei o percurso da meia em 1:51:08, o meu melhor tempo neste ano para a distância e continuava a me sentir bem e como faltava mais 4 Km tentei apertar um pouco mais o ritmo para ver se eu conseguiria fechar abaixo de 2:08:00 que foi o tempo que eu tinha feito no ano passado, mais nesse momento o sol já estava um pouco mais forte e o cansaço chegou fazendo com que eu completasse a prova em 2: 12: 31, um tempo um pouco mais alto que do ano passado, mais ainda sim acabei a prova um pouco cansado, mais inteiro.
Eu gostei muito da minha prova, e fiquei muito feliz com o meu tempo, pois apenas senti cansaço pelo fato de querer tentar abaixar o meu tempo, e isso é bom, pois mostra que eu estava inteiro, também depois da minha última prova que foi a Meia Maratona da Corpore eu consegui realizar bons treinos longos que foram de 24 até 34 Km o que fez que a minha resistência tenha aumentado de forma significativa.
Agora pessoal é descansar essa semana para a Maratona de São Paulo que acontece nesse próximo domingo, sinceridade não sei como o que me espera nessa prova, afinal Maratona é uma grande incógnita, a única coisa que estou pretendendo é termina-la melhor que a minha participação do ano passado e que eu não sofra tanto com as câimbras.
Bem pessoal é isso aí, bons treino, para quem for fazer a Maratona desejo uma ótima prova.
Um grande abraço e até domingo.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Calendário – Corrida Corpore 25K

A 1ª edição dessa prova aconteceu em 2007 como comemoração dos 25 anos da Corpore, e essa corrida foi tão bem aceita pelos corredores de São Paulo que este ano terá a sua 3ª edição.
Essa prova acontece toda dentro da USP e servirá como o último treino para quem for na semana seguinte participar da Maratona de São Paulo.
No ano passado eu participei pela primeira vez dessa prova de 25K e gostei muito, é uma prova muita bem organizada como sempre e tendo uma distância maior que os 21Km que estamos acostumados a correr, completei o percurso em 2: 08:53, espero que neste ano tenhamos uma temperatura agradável para que todos possam fazer uma grande prova, eu estarei presente novamente nessa prova e também será o meu último treino visando a Maratona.
E por ser uma distância de 25K e ser uma semana antes da Maratona, muitos aproveitam essa prova para fazer um treino de ritmo e saber exatamente como devem seguir dentro da Maratona.
Por falar em Maratona, nesse último final de semana eu fiz o meu último treino longo para a Maratona, foi 34Km em 3:47:20.
Como não estou visando muito o tempo e sim completar a prova de forma um pouco mais inteiro que a do ano passado eu gostei dese longo, apesar de completar muito cansado, eu fiquei muito feliz, pois completei a distância muito bem.
Agora é fazer a prova desse próximo domingo e descansar para o grande dia.Bem pessoal é isso aí, bons treinos, boas provas, um grande abraço e até domingo
terça-feira, 5 de maio de 2009
Calendário – Maratona Internacional de São Paulo

Agora ao mesmo tempo em que a prova de São Paulo tem essa importância, ela também carrega com a ela o fato de ter um dos percursos mais complicados do Brasil, com seus túneis, e aclives principalmente na parte final da prova aonde tudo se torna mais difícil.
No ano passado eu tive o privilégio de estrear em maratona justamente nessa prova, e posso afirmar que foi uma experiência única para mim, cada prova tem a sua importância, seja ela qual for a distância (5, 10, 15, 21, etc), mais completar a distância de 42 km é fascinante.
E o grande detalhe é que no meu caso, a ficha só caiu uns três dias depois da prova, aí sim depois do corpo se recuperar de todo o desgaste é que comecei a curtir esse momento tão especial para mim.
O mais legal foi visualizar toda a prova depois e ver tudo o que aconteceu durante o percurso, afinal é muito bonito em uma prova a largada e a chegada, mais durante o percurso só quem corre sabe o que é lidar com o lado mental da prova, ainda mais quando a distância vai aumentando, a cabeça manda você seguir e as pernas não obedecem, você não quer decepcionar os amigos, a família, mais não quer decepcionar principalmente você, afinal foram meses de preparação, dedicação, privação, tudo em nome da satisfação em completar essa prova tão fascinante que é a maratona.
No ano passado, após o 30 km da prova eu sofri muito com cãibras, ora em uma perna, ora na outra, então cheguei ao final da prova muito mal devido a elas, e em vários momentos foi difícil dominar a mente e seguir em frente, só consegui, pois sabia que na chegada a minha esposa estava me esperando e não podia decepcionar a ela e assim fui até o final, não fiz um grande tempo, mais o importante é que eu tinha completado a prova e podia ter o orgulho em dizer que corri 42 km, para muitos isso é uma insanidade, mais para nós apaixonados pelo esporte, isso é um marco.
Bem neste ano estarei novamente fazendo parte dessa maravilhosa festa, irei tentar completar os 42 km um pouco melhor que no ano passado, apesar de estar consciente que não estou fazendo uma ótima preparação, estou neste ano investindo um pouco mais na musculação durante a semana do que na corrida para ver se não sofro tanto com as cãibras novamente no dia da prova e estou fazendo longos nos finais de semana, já foram 24, 26, 28 e neste último fim de semana foi 30 km em 3:05:12.
Ainda pretendo chegar os longos em 34 km nas próximas semanas e esperar o dia da prova para ver o que acontece.
Bem pessoal é isso aí, bons treinos, boas provas, um grande abraço e até mais.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
05/04/2009 – 10ª Meia Maratona Internacional Corpore
A entrega dos kits aconteceu nos dias que antecederam a prova contendo a camiseta alusiva ao evento, o número de peito, o chip e alguns minos para os corredores.
As largadas aconteceram aos poucos, primeiros os bravos cadeirantes, depois os portadores de deficiência, a elite feminina e as 7:30 exatamente foi dada a largada para a elite masculina e para os corredores em geral e lá estava eu no meio da muvuca para a minha sexta meia maratona, sendo que essa da Corpore é a minha terceira prova consecutiva.
Bem no momento da largada a umidade relativa do ar era de 86% e a temperatura em 21 graus, o que demonstrava que o calor e sol iria dar as caras do meio para o final da prova.
Com relação a mim, larguei já com a idéia de manter o que tenho feito nessas últimas provas, um ritmo bem leve para poder chegar inteiro e lá fui eu nessa tocada.
O bom dessa prova é que ela é praticamente toda plana com apenas alguns aclives, mais nada muito forte, mais mesmo com um percurso tão bom quanto esse mais com o sol começando a ficar mais forte as coisas ficam um pouco mais complicadas.
Eu não tenho conseguido treinar como eu gostaria nesse início de ano devido as atribulações da vida, para falar a verdade eu nunca tive um início de ano agitado como esse e devido a isso eu não tenho conseguido treinar direito, então estou indo para as provas praticamente com a cara e a coragem.
Bem fui tocando o meu ritmo pretendido as vezes sentia que eu inconscientemente estava apertando o ritmo e para não faltar pernas e fôlego no final da prova eu me segurava e a partir de uma hora de prova o sol definitivamente apareceu forte e o recurso era ir procurando as sombras e se refrescando nos postos de hidratação para poder ir em frente.
A partir do 15km senti muito a falta de treino e o sol forte e só tinha em mente completar a prova sem caminhar, também senti um pouco o meu joelho esquerdo e foi mais um motivo que eu levasse a prova até o fim num ritmo leve.
Bem o meu objetivo de terminar a prova sem caminhar foi alcançado e fechei com o tempo de 2:00:50, um tempo melhor do que a Meia da Yescom mais muito alto com relação as minhas outras provas.
Bem mais no fundo fiquei feliz com o meu tempo em virtude da minha falta de treino e das condições do calor forte.
Bem agora não tenho prova programada mais as próximas semanas e foi tentar intensificar os meus treinos com mais afinco e determinação.
Um grande abraço e até mais.
terça-feira, 31 de março de 2009
Calendário – 10ª Meia Maratona Internacional Corpore

A prova tem largada e chegada na USP e percorre algumas ruas no entorno, é uma prova praticamente plana e que dependendo da temperatura no dia é uma boa prova para abaixar o tempo na distância.
A retirada do kit acontece nos dias que antecedem a prova na própria USP.
Essa é uma prova tradicional e muita esperada por muitos corredores aqui em São Paulo, primeiro pelo ótimo percurso e segundo também pela qualidade de organização que a Corpore proporciona.
Essa também é uma prova teste para muitos que irão correr algumas das maratonas que temos nesse primeiro semestre, ou seja, é nela que muitos conferem tudo o que vem sendo treinado para poder encarar os 42km da maratona, ou seja, essa é uma prova de ritmo para muitos.
Bem eu tenho um carinho enorme por essa prova, afinal foi nela em 2007 que eu estreava nessa distância e sendo assim neste ano será a minha terceira participação.
Como venho dizendo, não tenho nenhuma pretensão de melhorar os meus tempos e sim completar a prova o mais inteiro possível e com isso ir retornando a minha condição de antes da lesão, o que não tenho sentido nada.
E também para mim a prova servirá para que eu possa focar para melhor os treinos para a Maratona de São Paulo que pretendo participar, falo pretendo porque ainda não tenho muita certeza se irei participar apesar de já estar inscrito, falo isso em virtude de por problemas pessoais, eu não estou conseguindo realizar os treinamentos, principalmente os treinos longos nos finais de semana, mais espero que no final de tudo certo e eu consiga fazer os 42km de São Paulo.
Até domingo e um grande abraço.